domingo, 8 de julho de 2012

É grega, sem crise


A descrição dessa receita no livro Nigella Verão é de dar água na boca. E faz jus ao resultado. A salada - que quase não saiu, virando um risoto no fim de semana passado - é refrescante e tem um sabor inusitado. Vale a pena fazer e deixar a dieta em dia. Mas, importante, apesar de ser salada, o molho precisa ser feito com pelo menos 2h de antecedência.


INGREDIENTES:
1 cebola roxa
1 colher (sopa) de óregano seco
pimenta-do-reino preta
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
200ml de azeite extravirgem
5 tomates
1 colher (chá) de açúcar
uma pitada de sal Maldon
1 pé grande de alface-romana
1 talo de erva-doce (pode usar erva-doce seca e moída, se não encontrar)
125g de azeitonas pretas sem caroço
400g de queijo feta
suco de 1/2 limão-siciliano

PREPARO:
Descasque e corte a cebola roxa em fatias bem finas. Salpique o orégano e tempere com a pimenta moída na hora. Adicione o vinagre e o azeite e misture bem. Cubra com papel filme e deixe descansar por pelo menos 2h (quanto mais, melhor).

Comece as preparar o restante da salada pouco antes de servir. Corte os tomates em quatro pedaços e, depois, cada um deles em quartos. Tempere com açúcar e uma pitada de sal e deixe descansar. Lave alface, rasgue as folhas em pedaços grandes e ponha numa saladeira larga e funda. Fatie a erva-doce (ou salpique) e junte à alface, seguida das azeitonas, do queijo feta, cortado ou esmigalhado. Misture bem, junte os tomates, a cebola roxa (agora, rosada). Mexa e sirva.

SERVE:
6 a 8 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário