sábado, 7 de julho de 2012

Ceviche em folhas de endívia com batatas assadas



Nem eu acreditei quando me vi feliz de verdade dentro do Hortifruti recém-inaugurado na Rua Barão da Torre, em frente à saída do metrô de Ipanema. Sempre reclamei que essa era a maior falta do bairro, que tem opções diversas de comércio, vai do luxo ao básico, mas não tinha uma só opção de hortifruti. Bem, os meus problemas acabaram!!! Os meus e, parece, os de muita gente. Relatos dão conta que a inauguração foi disputadíssima, do tipo pessoas disputando centímetro quadrado. Eu, de minha parte, aguardei o fim do oba-oba e optei por dar o confere no início da tarde de sábado, quando a maioria deveria estar na praia.

Opção acertada. Aí pude me perder entre prateleiras e escolher o que eu faria de almoço.

Segue a receita. Básico e saudável.

INGREDIENTES:

3 postas de linguado
4 limões pequenos
1 cebola roxa
1/2 pimentão verde
pimenta branca
vinagre
azeite
louro em pó

PREPARO:
Corte a cebola em tiras, junte azeite e vinagre numa tijela funda. Esprema os limões. Corte o pimentão e acrescente, com a pimenta e o louro a gosto. Corte o linguado em cubinhos e deixe marinando na mistura. O ideal é deixar pelo menos 30 minutos antes de servir. A dica para não ficar amargo é dosar a quantidade de limão com a de vinagre e o azeite. Deve ser algo do tipo 2/3 de limão e 1/3 de vinagre + azeite.




ACOMPANHAMENTO:
Para acompanhar, escolhi batatinhas calabresas lavadas, cortadas em três e assadas no forno com fios de azeite, flor de sal e alecrim. Escolhi folhas de endívia para fazerem uma espécie de cesta (ou cama) para deitar o ceviche no prato.


Ficou bonito, né?

SERVE:
3 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário