sábado, 18 de dezembro de 2010

De Leste a Oeste

Dezessete dias; mais de mil quilômetros percorridos de ônibus, carro e avião; cinco cidades incríveis e muitas, muitas aventuras na ilha de Cuba. Mas, claro, essa viagem não teria sido a mesma se não fossemos o grupo mais FODA DO MUNDO (como diria Mari). As quatro mulheres: Adriana, Naila, Mari e eu. E o comandante sobrevivente às nossas loucuras: Marcos. Cinco brasileiros barulhentos. Cinco olhares. Cinco Cubas que se completam e tornam essa experiência ainda mais única.

A partir de agora, vamos rechear esse blog com todos os nossos acertos, erros, micos e descobertas da viagem, incluindo muitas dicas e contando um pouco da nossa visão sobre esse país tão instigante. Para isso, vale um resuminho do roteiro, para depois detalharmos cada lugar e cada momento nos próximos posts.

Depois de três dias de boas-vindas na imponente Havana, partimos para a bucólica Trinidad; passamos dois dias na paradisíaca Cayo Guillermo, desembarcamos na histórica Santiago de Cuba e, finalmente, voltamos para uma semana na linda capital, Havana. Marcos e Adriana ainda curtiram a famosa praia de Varadero em alto estilo.

Fizemos todo tipo de turismo que pode ser feito em Cuba. Moramos em casas de cubanos, nos hospedamos em resorts de luxo e também caímos em hotéis modestos. Andamos de taxis para turistas, pegamos as famosas “máquinas” (lotações nos carros anos 50 utilizadas pela população) e usamos o transporte público.Também comemos de tudo um pouco: de lagosta a roupa vieja (mexidinho), em paladares (pensões) ou restaurantes de luxo.

Como as pessoas que encontramos pelo caminho conseguem tornar a viagem ainda mais interessante, vamos apresentar também aqui cada um deles. Pessoas que nos receberam com carinho, que nos ensinaram muito e que também nos escutaram falar de nosso país com muito interesse. Não vamos nos esquecer dos caçadores de turistas chatérrimos, que nos irritaram bastante. Além, claro, de brasileiros queridos, que, apesar de raros, não podiam deixar de marcar presença em Cuba.

Besos e hasta luego!

Um comentário: