domingo, 14 de novembro de 2010

Guia de viagem


(Enfim, sós!
uma lida básica do Guia de Cuba, da Publifolha, num lindo dia de sol e praia no Rio de Janeiro)


Eu sou apaixonada por guias de viagem. Pra mim, a ida a qualquer país começa já no momento que tenho o guia nas mãos. Um dos meus preferidos foi o que comprei para ir a Londres (Editora Ciranda Cultural, R$ 25)e, claro, fiquei ansiosa para vasculhar todas as informações, dicas e olhar os mapas (adoro mapas) de Cuba. Bel Ramalho comprou o da Publifolha (R$ 97), que fez neste ano de 2010 a 3a. edição do material. Ou seja, informações atualizadíssimas!

Pobre Bel, comprou o guia e fez a besteira de me emprestar. Claro que até hoje (acho que já se passaram umas 3 semanas) ela nunca mais viu o livro de volta....

Mas esta não é a questão central do post. Além de ter a intenção real de devolver o guia pra minha amiga e parceira de viagem, eu pretendia comprar um outro sobre Cuba, para ter informações complementares. O da Publifolha é bom, muito bem ilustrado e tem informações úteis e atualizadas sobre a história de Cuba e pontos turísticos. No entanto, não é completo. Senti falta de indicações de distâncias entre cidades, orientação sobre a melhor maneira de se locomover entre duas regiões, preços e propostas diferenciadas para o tipo de viajante que é você.

A questão 1 é que queremos ir a Santiago de Cuba, que fica praticamente no extremo Leste da ilha. Pretendíamos fazer isso de carro, mas algumas pessoas já recomendaram descartarmos essa opção, já que as estradas de Cuba não são muito boas, não têm muitas placas de indicação, nem postos de gasolina a distâncias seguras. A maioria das pessoas recomendou que fossemos somente até Trinidad de carro.

Ou seja, além da paixão por guias, eu queria uma segunda opinião "oficial" também para isso. E não é que eu descubro que não há outro guia de Cuba em português (questão 2)? As principais editoras (Lonely Planet, Michelin, Fodor's Travel, etc) só possuem versões em inglês ou francês, mas não na nossa língua. Rodei as principais livrarias do Rio e só encontrei uma velharia de editora desconhecidíssima e de 1998. Não, né!

Bem, acho que vou me oferecer pra escrever um novo guia sobre Cuba em Português! Quem sabe, viajar, me divertir e ainda ganhar dinheiro com isso (que pretensão!!!!)

Se alguém tiver informação diferente disso e possa nos ajudar, agradeço.

Um comentário:

  1. Não deixe de ir a Santiago, flor! Vá de avião, encare o busun-perrengue, mas vá! E vá à Casa de la Trova, onde sempre há shows bacanas e, com sorte, um de algum Buena Vista. Beijos com saudades!!

    Bjs,
    Clá

    P.S. Chocada com o preço desse guia!! O Lonely Planet em inglês não era mais baratinho, não?

    ResponderExcluir