quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A saga para conseguir o visto

FALTAM CINCO DIAS!


Uma das primeiras coisas que você descobre quando vai a Cuba é que o país exige visto de entrada. E isso é quase toda a informação que vai conseguir no site do Consulado de Cuba no Brasil que, no caso, fica em São Paulo. Além deste posto, somente a embaixada em Brasília. Ou seja, no Rio de Janeiro... nada! Ligar para o consulado, não funciona. Eles pedem que você envie um email. De todos os 5 que mandei, recebi apenas a resposta a um, automática, com arquivos para o visto.

Bem, se me guiasse por estes parcos dados, teria tirado cópia e autenticado uma série de documentos e enviado via correio com o meu passaporte. Confesso que de cara eu, Mari Dantas e Bel Ramalho não achamos uma ideia muito segura. Vai que extravia na ida ou na volta? Como iriamos embarcar para as nossas férias? Além disso, teríamos que pagar a mais pelo fato de não irmos presencialmente ao consulado conseguir o visto (o valor somente da tarjeta é de R$ 45).

Pegamos dicas com alguns amigos e acabamos conseguindo o número de telefone da Copa Airlines (21-
3398-3199), companhia aérea que nos levará ao país. Em apenas uma ligação conseguimos a informação preciosa: BASTA IR COM OS DOCUMENTOS E O PASSAPORTE QUE NO EMBARQUE VOCÊ CONSEGUE PAGAR, PREENCHER E OBTER O VISTO. Simples assim.

É o que vamos fazer. Se der errado - o que eu sinceramente duvido - avisamos por aqui e o blog se findará (rs)

***Mas, atenção, desde o início de 2010, o governo cubano exige seguro saúde para entrar no país. Não são todos os válidos e o preço cobrado pelo consulado é de R$ 60.

Sites úteis para pesquisa:

- Ministério do Turismo de Cuba
- Asistur, empresa seguradora de Cuba

4 comentários:

  1. Vai dar tudo certo, muchachas! Estou ansiosa por vocês.

    ResponderExcluir
  2. Caras viajantes, estou planejando ir a cuba ano que vem, na verdade ja esta tudo certo, passagens, hotel, e essa informação que o visto, ou tarjeta, podera ser obtida no embarque, como funciona... no embarque aqui no Brasil ,ou no Panama, ja que foram de COPAAirlines. E o seguro foi tambem no embarque ou tem que ser no consulado.antecipadamente agradeço

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Achei seu blog numa pesquisa sobre viagem à Cuba.
    Estou pretendendo ir em setembro e resido no nordeste, ou seja, difícil ir até o consulado ou até a embaixada.
    Realmente é possível tirar o visto ao embarcar?
    Se puderem me dar uma luz, agradeço bastante.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se deu certo "comprar" o visto no aeroporto pela Copa Airlines.

    ResponderExcluir