domingo, 6 de fevereiro de 2011

Money, money, money, money... money

Antes de embarcar para Cuba, o viajante precisa conhecer a duplicidade da política monetária da ilha. Coexistem, mas não se relacionam, duas moedas: o peso cubano e o peso convertible cuban (mais conhecido pela sigla CUC). O CUC é a moeda do turista, uma economia com característica e cotação próprias, que movimenta produtos exclusivos e de qualidade diferenciada do que está à disposição do residente. Isso fica ainda mais evidente quando se toma conhecimento de que o CUC vale 25 vezes mais que o peso cubano.

É quase impossível conseguir CUCs antes de chegar a Cuba e a conversão mais vantajosa é com a moeda européia, o Euro. A cotação em dezembro de 2010 estava em 1,17 CUCs cada Euro. Evite levar muito dólar. Por motivos óbvios, você vai sair perdendo na troca da moeda por CUCs. O curioso é que muitas vezes o cubano vai chamar a moeda do turista de divisa* ou dólar. Isso mesmo! Prepare-se para ficar meio confuso qual nota sacar da carteira para pagar a sua compra e, justamente para evitar equívocos, tenha apenas euros ou CUCs com você. O dólar americano não será aceito a não ser nas casas de câmbio.

As Cadecas

Este é o nome das casas de câmbio de Cuba, que estão espalhadas fartamente pelas pri
ncipais áreas de circulação dos turistas. Em Vedado, onde ficamos na capital Havana, havia duas cadecas na distância de apenas 5km. Não é tão fácil identificar uma cadeca de cara, sobretudo para brasileiros que costumam viajar e ver as lojas de Exchange Money do exterior. As cadecas são muitas vezes instaladas em trailers no meio de praças públicas (a que mais utilizamos ficava ao lado da sorveteria Coppelia, em Vedado), mas basta observar a placa ao lado (foto) que saberá que ali há CUC esperando para ser trocado.

Também não se espante com as longas filas. E elas em nada têm a ver com a pujança da economia cubana, muito menos com melhora no poder de compra do residente. É que com a existência de um mercado exclusivo em CUC, muitos produtos e serviços que não são considerados essenciais só existem na moeda do turista. E como o turismo é hoje a principal fonte de recursos do país, o cubano faz de tudo para ter acesso aos viajantes, ao seu dinheiro, aos produtos exclusivos e à cotação que faz encher a mão de peso cubano numa simples conversão de 10 CUCs.


Modelo que tende ao fracasso

Cada vez mais fica evidente para o cubano que a existência das duas moedas não terá vida longa. Não é possível manter saudável uma economia com diferenças monetárias tão acachapantes. Sobretudo agora, com a crise pela qual o país passa. O que era antes essencial (e estava disponível na cesta básica do cubano) passou a ser supérfluo. Exemplo? Pasta de dente, item que deixou de fazer parte da
libreta em 2010 - um caderno no qual cada cubano tem uma cota de alimentos e itens doados pelo governo mensalmente - e entrou na lista do que o povo precisa comprar por conta própria.

Roupas, sapatos e utensílios são vendidos em CUC. O táxi certificado também é em CUC. O cubano anda de ônibus (a grande maioria em péssimo estado) ou de máquina, que são aqueles carrões dos anos pré-revolução que pertencem aos residentes e que eles são autorizados a fazer "lotada". Ônibus e máquina são pagos em peso cubano. O turista não é impedido de utilizá-los, mas cobradores e motoristas tendem a te pedir CUCs se perceberem que é de outro país.


“Cuba, assim como os outros países, tem um dominador comum. E não me refiro a denominador” (Nidia Alfonso, professora de Economia em Cuba)


É bem fácil perceber que já há em Cuba o surgimento de uma camada de elite que ganha o salário em CUC de forma clandestina, prestando serviços para turistas ou estrangeiros residentes (existem muitos que vão ao país para estudar. Só na Escola de Cinema são mais de mil a cada ano). A renda média do cubano é o equivalente a 12 CUCs. Isso mesmo, 12 CUCs (ou 11 euros, ou 23 reais). Se, no entanto, ele estiver neste seleto grupo, pode ganhar até 30 CUCs mensais, o que já é mais que o dobro da maioria da população.

O que fazer em CUC e em peso cubano?

Experimentamos um pouco das duas economias. A maioria dos restaurantes só tem cardápio em CUC. Por isso que é muito comum ouvir dos residentes uma releitura da expressão "não é para o meu bico". "Isso não é para cubano", escutei de uns 7 ou 8. No entanto, há restaurantes e pizzarias que cobram em peso cubano. Fomos a dois em Havana e um em Santiago. Não dá pra negar, gente, a qualidade da comida e do serviço é infintamente inferior.

Entrada em museus, teatros, casas de espetáculo, salas de música... só em CUC. E nem tente dar uma de esperto e se passar por residente. Eles vão identificá-lo facilmente e você passará pelo constrangimento de ser criticado por tentar pagar com a moeda de menor valor.

O reflexo desta intrincada economia atinge também o turista que está disposto a se misturar. Afinal, não é fácil fazê-lo se existe no país realidades tão distintas (e olha que estamos falamos de um país dito socialista!!!). Na nossa tentativa frustrada de ir a locais de salsa frequentados por cubanos, acabamos, enfim, descobrindo o porquê de só vermos turistas e jineteros nas Casas de La Trova e Casas de La Música. Como elas são em CUC, o cubano que queira dançar a sua música típica só pode frequentar as matinês, com preços mais acessíveis, mas em horário que você turista não está lá muito na pilha de saracutear ao som do son.

*DIVISA
: é justamente isso que o CUC significa: a entrada de divisas no país pelo consumo estrangeiro na ilha.
--------------------------------------------
ALGUNS PREÇOS

Havana
Bilhete de Ballet $20 CUC
Centro de Arte Cubano $5 CUC
Cubalse Oro Negro Gasolina: Especial 1Litro $0.95 CUC
Loja Panamericana: Shorts $17.10 CUC
Doña Blanquita Restaurante: Feijão à africana $2.0 CUC
Doña Blanquita Restaurante: Sumo de fruta natural $1 CUC
Barra de chocolate $0.85 CUC
Água 0.5Litro $0.45 CUC
ETECSA 1Hora Internet 6$CUC
Comissão de levantamento de dinheiro $100 CUC: $3.24USD
Museo de la Revolución $5 CUC
Torre da Catedral de Havana $1 CUC

Santiago de Cuba
Parque do carro no El Morro $1 CUC

Trinidad
ETECSA 1Hora Internet 6$CUC

Camaguey
CD Thelmary $7.10 CUC
Camisa $12.25 CUC
Bolsinha para moedas Cuba $1.60 CUC
Postal $0.50 CUC
ETECSA 1Hora Internet 6$CUC

Baracoa
Loja Panamericana: chinelos $6.35 CUC
ETECSA 1Hora Internet 6$CUC

Manati
Cubalse Oro Negro: Gasolina Regular 1Litro $0.80 CUC

Sancti Spiritus
Servi Cupet Cimex Colon: Gasolina Especial 1Litro $0.95 CUC
Servi Cupet Cimex Colon: Garrafa de água 1Litro $0.70 CUC

Ciego de Avila
Servi Cupet Cimex Jardines del Rey: Gasolina Especial 1Litro $0.95 CUC

Portagens Cuba
FICAV Portagem Matanzas-Varadero $2 CUC
Portagem Cayo Santa María $2 CUC
Portagem Cayo Coco $2 CUC
Cayo Jutía entrada $5 CUC por pessoa

Um comentário:

  1. Bem legal esse guia de preços... Só fiquei curioso em relação aos preços dos charutos

    ResponderExcluir