quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Havana - o sorriso da dignidade

O amigo Rogério foi a Cuba pouco tempo depois que estivemos por lá e também está registrando alguns encontros com o povo da ilha no seu blog Conexão Brasília-Maranhão. Com a autorização dele, surrupiei o post abaixo, que divido com vocês. Valeu, Rogério! Obrigada por ver, clicar e compartilhar.
======================

Por Rogério Tomaz Jr.

Caminhava bem devagar. Passo atrás de passo, sem qualquer pressa. Coluna arqueada, apoiava-se com firmeza na bengala. O observei por alguns segundos, antes de empunhar a câmera e apertar o disparador, sem parar. Na volta, me presenteou com um sorriso que jamais vou esquecer e espero rever. Para mim, a dignidade daquele senhor simbolizava, muito nitidamente, a grandeza do povo cubano.
[A foto impressa está a caminho da sorveteria Coppelia, onde vivi esse momento tão simples e tão belo quanto a vida]

PS: Essa e outras fotos estão no Flickr: www.flickr.com/rogeriotomazjr – as (muitas) imagens da viagem a Cuba e Venezuela serão partilhadas em vários álbuns. Dois já estão por lá.

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer publicamente ao Rogério Tomaz Jr., cujo post surrupiado dá algum movimento ao blog que de tão parado está parecendo ser editado por cubanos isolados na ilha sem acesso à internet. Pq eu sei disso que eles lá não tem acesso à internet, exceto turistas e alguns nativos felizardos? Pq eu, graças ao acaso da vida, tenho conversado com as viajantes e com o viajante desse blog. O resto dos internautas, infelizmente, que não tem esse raro privilégio, ficam a ver navios. Então fica aqui mais um protesto explícito, suplicando a São Fidel que ilumine as cabecinhas desses aqui e infundam nelas o desejo de continuar - de forma constante - alimentando sonhos de pessoas como eu que tb querem ir a Cuba. E tenho dito!

    ResponderExcluir