
É quase impossível conseguir CUCs antes de chegar a Cuba e a conversão mais vantajosa é com a moeda européia, o Euro. A cotação em dezembro de 2010 estava em 1,17 CUCs cada Euro. Evite levar muito dólar. Por motivos óbvios, você vai sair perdendo na troca da moeda por CUCs. O curioso é que muitas vezes o cubano vai chamar a moeda do turista de divisa* ou dólar. Isso mesmo! Prepare-se para ficar meio confuso qual nota sacar da carteira para pagar a sua compra e, justamente para evitar equívocos, tenha apenas euros ou CUCs com você. O dólar americano não será aceito a não ser nas casas de câmbio.
As Cadecas
Este é o nome das casas de câmbio de Cuba, que estão espalhadas fartamente pelas pri

Também não se espante com as longas filas. E elas em nada têm a ver com a pujança da economia cubana, muito menos com melhora no poder de compra do residente. É que com a existência de um mercado exclusivo em CUC, muitos produtos e serviços que não são considerados essenciais só existem na moeda do turista. E como o turismo é hoje a principal fonte de recursos do país, o cubano faz de tudo para ter acesso aos viajantes, ao seu dinheiro, aos produtos exclusivos e à cotação que faz encher a mão de peso cubano numa simples conversão de 10 CUCs.
Modelo que tende ao fracasso
Cada vez mais fica evidente para o cubano que a existência das duas moedas não terá vida longa. Não é possível manter saudável uma economia com diferenças monetárias tão acachapantes. Sobretudo agora, com a crise pela qual o país passa. O que era antes essencial (e estava disponível na cesta básica do cubano) passou a ser supérfluo. Exemplo? Pasta de dente, item que deixou de fazer parte da libreta em 2010 - um caderno no qual cada cubano tem uma cota de alimentos e itens doados pelo governo mensalmente - e entrou na lista do que o povo precisa comprar por conta própria.
Roupas, sapatos e u

“Cuba, assim como os outros países, tem um dominador comum. E não me refiro a denominador” (Nidia Alfonso, professora de Economia em Cuba)
É bem fácil perceber que já há em Cuba o surgimento de uma camada de elite que ganha o salário em CUC de forma clandestina, prestando serviços para turistas ou estrangeiros residentes (existem muitos que vão ao país para estudar. Só na Escola de Cinema são mais de mil a cada ano). A renda média do cubano é o equivalente a 12 CUCs. Isso mesmo, 12 CUCs (ou 11 euros, ou 23 reais). Se, no entanto, ele estiver neste seleto grupo, pode ganhar até 30 CUCs mensais, o que já é mais que o dobro da maioria da população.
O que fazer em CUC e em peso cubano?
Experimentamos um pouco das duas economias. A maioria dos restaurantes só tem cardápio em CUC. Por isso que é muito comum ouvir dos residentes uma releitura da expressão "não é para o meu bico". "Isso não é para cubano", escutei de uns 7 ou 8. No entanto, há restaurantes e pizzarias que cobram em peso cubano. Fomos a dois em Havana e um em Santiago. Não dá pra negar, gente, a qualidade da comida e do serviço é infintamente inferior.
Entrada em museus, teatros, casas de espetáculo, salas de música... só em CUC. E nem tente dar uma de esperto e se passar por residente. Eles vão identificá-lo facilmente e você passará pelo constrangimento de ser criticado por tentar pagar com a moeda de menor valor.
O reflexo desta intrincada economia atinge também o turista que está disposto a se misturar. Afinal, não é fácil fazê-lo se existe no país realidades tão distintas (e olha que estamos falamos de um país dito socialista!!!). Na nossa tentativa frustrada de ir a locais de salsa frequentados por cubanos, acabamos, enfim, descobrindo o porquê de só vermos turistas e jineteros nas Casas de La Trova e Casas de La Música. Como elas são em CUC, o cubano que queira dançar a sua música típica só pode frequentar as matinês, com preços mais acessíveis, mas em horário que você turista não está lá muito na pilha de saracutear ao som do son.
*DIVISA: é justamente isso que o CUC significa: a entrada de divisas no país pelo consumo estrangeiro na ilha.
--------------------------------------------
ALGUNS PREÇOS
Havana
Bilhete de Ballet $20 CUC
Centro de Arte Cubano $5 CUC
Cubalse Oro Negro Gasolina: Especial 1Litro $0.95 CUC
Loja Panamericana: Shorts $17.10 CUC
Doña Blanquita Restaurante: Feijão à africana $2.0 CUC
Doña Blanquita Restaurante: Sumo de fruta natural $1 CUC
Barra de chocolate $0.85 CUC
Água 0.5Litro $0.45 CUC
ETECSA 1Hora Internet 6$CUC
Comissão de levantamento de dinheiro $100 CUC: $3.24USD
Museo de la Revolución $5 CUC
Torre da Catedral de Havana $1 CUC
Santiago de Cuba
Parque do carro no El Morro $1 CUC
Trinidad
ETECSA 1Hora Internet 6$CUC
Camaguey
CD Thelmary $7.10 CUC
Camisa $12.25 CUC
Bolsinha para moedas Cuba $1.60 CUC
Postal $0.50 CUC
ETECSA 1Hora Internet 6$CUC
Baracoa
Loja Panamericana: chinelos $6.35 CUC
ETECSA 1Hora Internet 6$CUC
Manati
Cubalse Oro Negro: Gasolina Regular 1Litro $0.80 CUC
Sancti Spiritus
Servi Cupet Cimex Colon: Gasolina Especial 1Litro $0.95 CUC
Servi Cupet Cimex Colon: Garrafa de água 1Litro $0.70 CUC
Ciego de Avila
Servi Cupet Cimex Jardines del Rey: Gasolina Especial 1Litro $0.95 CUC
Portagens Cuba
FICAV Portagem Matanzas-Varadero $2 CUC
Portagem Cayo Santa María $2 CUC
Portagem Cayo Coco $2 CUC
Cayo Jutía entrada $5 CUC por pessoa
Bem legal esse guia de preços... Só fiquei curioso em relação aos preços dos charutos
ResponderExcluir